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Sistemas SAP

Atualizado: 1 de ago. de 2021



Arquitetura, transformação e suporte

Nossa consultoria é especializada em soluções voltadas para infraestrutura SAP, desde a arquitetura do landscape, processos de aconselhamento (trusted advisory), passando pelos serviços de transformação dos sistemas e finalmente o suporte dos ambientes.

Uma boa arquitetura é baseada no entendimento das necessidades de cada Cliente e na melhor relação ‘benefício x custo’ para que os ambientes tenham o melhor desempenho e a maior disponibilidade. Essas definições, juntamente com um bom assessment da solução atual e um sizing adequado, vão definir o melhor desenho que o landscape deve ter: infraestrutura ‘on premisses’ ou em nuvem (ou ambas), hosts físicos e/ou virtuais, contingenciamento da camada de serviços, distribuição de carga na camada de aplicações, clustering, replicação de dados e até mesmo soluções de DR (disaster recover) cold/warm/hot, online ou standby.

Os processos de trusted advisory são aqueles que tem o objetivo de avaliar uma arquitetura existente e prover o aconselhamento baseado nas melhores práticas publicadas pelos fabricantes dos componentes da solução (Sistema Operacional, Banco de Dados e SAP). Tudo começa com um assessment detalhado e termina na entrega da documentação que vai formalizar ao Cliente (com evidências) o conteúdo que o Cliente busca. O Cliente pode desejar um levantamento de possíveis problemas e vulnerabilidades ocultos (quality assurance), entender como melhorar o desempenho dos seus sistemas com base no melhor tuning do hardware e demais componentes da solução (quality assurance), projetar o tempo de uso da infraestrutura atual antes da necessidade de um refresh do hardware (capacity plan) ou simplesmente documentar a situação/configuração atual dos seus sistemas.



Ainda que seus ambientes estejam operando sem problemas, periodicamente será necessário submetê-los a algum tipo de transformação para – no mínimo – mantê-los atualizados (patches, support packages e enhancement packages), seguros, performáticos (tuning) e em condições de serem suportados pelos fabricantes dos respectivos componentes. Eventualmente, a mudança do ‘status quo‘ pode inclusive requerer a atualização de um hardware defasado ou a migração para um novo hardware que suporte de maneira mais adequada o crescimento dos sistemas. Os projetos de transformação são normalmente sensíveis e complexos, exigindo experiência e planejamento detalhado das ações…. mas representam também oportunidade para redução de custos de suporte com mudanças de plataforma, arquitetura e sistema operacional. Esse saving associado à necessidade de melhoraria de performance (melhor eficiência para o negócio da empresa) pode justificar o investimento em equipamentos com melhor desempenho, ou ser revertido na contratação de infraestrutura em nuvem, que na sequência trará outras economias operacionais.

Por fim, o nosso portifólio apresenta também os serviços de suporte, que envolvem a sustentação dos sistemas SAP, bancos de dados e SO, em conformidade com SLAs acordados, e cobrindo as 7 diferentes disciplinas ITIL: Gerenciamento de Incidentes, Gerenciamento de Mudanças, Gerenciamento de Problemas, Gerenciamento de Ativos e Configuração, Gerenciamentos de Versão, Gerenciamento de Performance e Gerenciamento de Capacidade.

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